Braguinha (empresário)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Antônio Carlos de Almeida Braga
Nascimento 2 de julho de 1926
São Paulo, São Paulo, Brasil
Morte 12 de janeiro de 2021 (94 anos)
Portugal
Cidadania Brasil
Filho(a)(s) 6
Ocupação banqueiro

Antônio Carlos de Almeida Braga (São Paulo, 2 de julho de 1926Portugal, 12 de janeiro de 2021) foi um empresário brasileiro do ramo financeiro.[1] Foi dono de uma das maiores seguradoras do Brasil, a Atlântica Seguros, empresa que fundiu-se à Bradesco Seguros. No acordo de incorporação, Braguinha, como foi conhecido, ficou com um imenso volume de ações do Bradesco, o que lhe proporcionou a direção da instituição. Acabou saindo do banco devido a desentendimentos com o seu maior acionista, Amador Aguiar. Ao sair do Bradesco, Braguinha montou seu próprio banco, mas logo passou a administração dos seus negócios aos seus filhos e aposentou-se.[2]

Braguinha foi um dos maiores investidores das bolsas de valores brasileiras dos anos 1980. Até sua morte ele dividiu o seu tempo entre sua Quinta Penalva (Sintra, Portugal) e sua casa do Condomínio Lyford Cay (Nassau, Bahamas), frequentando o circuito mundial de tênis e o de Fórmula 1. Foi um grande amigo do piloto Emerson Fittipaldi, foi também grande amigo de Ayrton Senna e por conseguinte, de sua namorada, a Adriane Galisteu, além de outras pessoas influentes do esporte, como o tenista Gustavo Kuerten e o dirigente de futebol João Havelange, tendo sido agraciado com o título de Grande Benemério do Fluminense Football Club em 10 de setembro de 2013.[3]

Foi um grande amigo e parceiro da família Marinho, proprietária das Organizações Globo. Na época do Natal ao carnaval costumava estar no Brasil, onde se dividia entre seu apartamento de Ipanema, no Rio de Janeiro, e sua casa na cidade de Angra dos Reis.

Família[editar | editar código-fonte]

Primeiro casamento[editar | editar código-fonte]

Braguinha foi casado com Sylvia Maria da Glória de Mello Franco Nabuco (Rio de Janeiro, 14 de agosto de 1932), mais conhecida como Vivi Nabuco.

O casal teve quatro filhos:

Segundo casamento[editar | editar código-fonte]

Desde 1968 Braguinha foi casado com a carioca Luíza Eugênia Konder (Rio de Janeiro, 14 de novembro de 1944), filha do médico Valério Konder.

O casal teve duas filhas:
  • Maria de Almeida Braga
  • Joana de Almeida Braga (casada com Arnon de Mello Neto, filho de Fernando Collor)

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.